9º ano Aula 3

Imanência e transcendência

Listagem sobre a diversidade de expressões de valorização e respeito à vida por meio da análise de matérias nas diferentes mídias sociais.

Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.

O valor da vida nas mídias

É inegável o papel que as mídias têm hoje na sociedade. Seja para o bem ou para o mal, em suas mais variadas formas – falada, escrita, televisada e até aquela feita pelos meios virtuais e outros meios que sejam possíveis – inspiram discussões, ajudam a forjar ou a fortalecer um ponto de vista, informam e, muitas vezes, desinformam.

Todos temos direitos à vida, mas nem todos tem consciência desse direito. Hoje vamos ver como as mídias podem contribuir para valorizar a vida, como também desrespeitá-la.

1.    Formas de valorização;

Podemos valorizar nossa vida quando temos boa alimentação, praticamos exercícios e dormimos bem. As mídias ajudam nessa valorização quando destacam:

Campanhas de saúde na prevenção de doenças

As campanhas de conscientização e saúde vêm acontecendo de forma intensa nos últimos anos. Diante do novo paradigma de saúde, movimentos coletivos em prol da conscientização e da preservação são indispensáveis. O movimento colorido de conscientização e saúde nasceu com o intuito de alertar a população sobre o perigo de algumas patologias e incentivar a preservação, bem como a busca do diagnóstico precoce.

O que torna a campanha grandiosa é a divulgação. Quanto maior for a propagação, maior será a possibilidade de alcançar o objetivo pelo impacto que causa de forma coletiva. A mídia é uma das muitas colaboradoras para a propagação por meio das diferentes redes.

Cada cor simboliza um mês na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Destacaremos o setembro amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa à conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo. A melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente.

Conscientização ao cuidado com a natureza

O ser humano tem uma responsabilidade que não pode ser negligenciada: é o cuidado com a natureza. Numa entrevista sobre esse tema a Monja Budista, Coen Rōshi, afirmou: "Nós não vivemos sozinhos. Nós precisamos de todas as outras formas de vida para a nossa espécie sobreviver. Nós estamos nos suicidando. Na medida em que eu estou matando a terra, desrespeitando a natureza, poluindo as águas, os rios, os mares, jogando lixo por toda parte, eu estou poluindo a mim", disse.

2.    Formas de desrespeito a vida;

O desrespeito à vida ocorre de muitas maneiras, de grandes a pequenos atos. Entre esses atos estão: o Preconceito, a violência física e emocional, a escravidão, a exploração do trabalho infantil, o tráfico humano, a injustiça e o abuso sexual. Como também a Propaganda enganosa e as Fake News.

Conclusão:

Do ponto de vista religioso a vida é um dom divino que precisa ser preservado e cuidado. A mídia pode contribuir muito na promoção e divulgação de valores que enaltecem o ser humano. Portanto, que possamos valorizar o ser humano de maneira mais respeitosa e honrosa.

 

Exercício

1.    Como as mídias podem valorizar a vida?

2.    Quando as mídias desrespeitam a vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog